"Nature always finds a way" -dizia Jeff Goldblum, em "Jurassic Park". E, com a música, tem sido a mesma coisa: não há, a natureza humana inventa. Caso recorrente ao longo da história é o da saturação que se apodera dos utentes dos salões de dança quando da hegemonia de uma corrente musical. Para estes, sobretudo os amantes da surpresa, não pode haver coisa pior que saber que a faixa do costume vai tocar a seguir à outra faixa do costume à hora do costume. É nestas alturas que os mais dotados de espírito de iniciativa passam à acção e se lançam na experiência. Há 40 anos, num velho e convencional 'ballroom' do Norte de Inglaterra (The Empress), um punhado de bravos reuniu os discos que ninguém queria tocar, porque não 'encaixavam' nos modelos em 'alta' no mercado, e começou a organizar sessões dançantes com esse património de 'série B', o qual retinha a essência da música de dança descomprometida. A coisa não só pegou -ao ponto de ficar conhecida como Northern Soul- como alastrou a todo o País e, logo, ao Planeta -sobretudo quando o Wigan Casino surgiu, na imprensa, com cotação superior ao Studio 54, de Nova Iorque. A febre continua e -pela primeira vez- não falta matéria para que se compreenda de que forma a música de dança -sem ligar a modas- recuperou uma pureza original que se julgava perdida.
Lema
40 Anos a Desfazer Opinião
segunda-feira, 23 de junho de 2014
Uma Trufa Por Dia...
Vários - Wigan Casino 40th Anniversary Album
"Nature always finds a way" -dizia Jeff Goldblum, em "Jurassic Park". E, com a música, tem sido a mesma coisa: não há, a natureza humana inventa. Caso recorrente ao longo da história é o da saturação que se apodera dos utentes dos salões de dança quando da hegemonia de uma corrente musical. Para estes, sobretudo os amantes da surpresa, não pode haver coisa pior que saber que a faixa do costume vai tocar a seguir à outra faixa do costume à hora do costume. É nestas alturas que os mais dotados de espírito de iniciativa passam à acção e se lançam na experiência. Há 40 anos, num velho e convencional 'ballroom' do Norte de Inglaterra (The Empress), um punhado de bravos reuniu os discos que ninguém queria tocar, porque não 'encaixavam' nos modelos em 'alta' no mercado, e começou a organizar sessões dançantes com esse património de 'série B', o qual retinha a essência da música de dança descomprometida. A coisa não só pegou -ao ponto de ficar conhecida como Northern Soul- como alastrou a todo o País e, logo, ao Planeta -sobretudo quando o Wigan Casino surgiu, na imprensa, com cotação superior ao Studio 54, de Nova Iorque. A febre continua e -pela primeira vez- não falta matéria para que se compreenda de que forma a música de dança -sem ligar a modas- recuperou uma pureza original que se julgava perdida.
"Nature always finds a way" -dizia Jeff Goldblum, em "Jurassic Park". E, com a música, tem sido a mesma coisa: não há, a natureza humana inventa. Caso recorrente ao longo da história é o da saturação que se apodera dos utentes dos salões de dança quando da hegemonia de uma corrente musical. Para estes, sobretudo os amantes da surpresa, não pode haver coisa pior que saber que a faixa do costume vai tocar a seguir à outra faixa do costume à hora do costume. É nestas alturas que os mais dotados de espírito de iniciativa passam à acção e se lançam na experiência. Há 40 anos, num velho e convencional 'ballroom' do Norte de Inglaterra (The Empress), um punhado de bravos reuniu os discos que ninguém queria tocar, porque não 'encaixavam' nos modelos em 'alta' no mercado, e começou a organizar sessões dançantes com esse património de 'série B', o qual retinha a essência da música de dança descomprometida. A coisa não só pegou -ao ponto de ficar conhecida como Northern Soul- como alastrou a todo o País e, logo, ao Planeta -sobretudo quando o Wigan Casino surgiu, na imprensa, com cotação superior ao Studio 54, de Nova Iorque. A febre continua e -pela primeira vez- não falta matéria para que se compreenda de que forma a música de dança -sem ligar a modas- recuperou uma pureza original que se julgava perdida.
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