Dois mestres da guitarra. Não da tendência "vejam do que sou capaz" mas da difícil arte de partilhar pelos demais o prazer de tocar. Um, como uma plêiade de talentos do cinema ao futebol, não gostou dos novos ares da Hungria (1956) e instalou-se na Califórnia. O outro, com seu irmão Cecil, e sob o nome de The Valentinos, tinha escrito e gravado o primeiro êxito dos Rolling Stones, "It's All Over Now". O primeiro insinuou-se nos meandros do jazz e havia de deixar fortes marcas no cruzamento deste com o emergente psicadelismo. O segundo apenas quis saber do cruzamento de voz, alma e guitarra, sempre segundo as suas próprias regras, e em tempo de 'linhas de montagem'. Um dia, tomando consciência de que o idioma de cada um à guitarra apenas diferia no sotaque, entraram em diálogo. De vez em quando, a memória desse dia de 1971 volta a ganhar vida. Porque foi ela a sua matéria-prima. E a riqueza do desenlace pesou, sempre, mais que a sua filiação.
Lema
40 Anos a Desfazer Opinião
sexta-feira, 27 de junho de 2014
Uma Trufa Por Dia...
Gabor Szabo & Bobby Womack - High Contrast
Dois mestres da guitarra. Não da tendência "vejam do que sou capaz" mas da difícil arte de partilhar pelos demais o prazer de tocar. Um, como uma plêiade de talentos do cinema ao futebol, não gostou dos novos ares da Hungria (1956) e instalou-se na Califórnia. O outro, com seu irmão Cecil, e sob o nome de The Valentinos, tinha escrito e gravado o primeiro êxito dos Rolling Stones, "It's All Over Now". O primeiro insinuou-se nos meandros do jazz e havia de deixar fortes marcas no cruzamento deste com o emergente psicadelismo. O segundo apenas quis saber do cruzamento de voz, alma e guitarra, sempre segundo as suas próprias regras, e em tempo de 'linhas de montagem'. Um dia, tomando consciência de que o idioma de cada um à guitarra apenas diferia no sotaque, entraram em diálogo. De vez em quando, a memória desse dia de 1971 volta a ganhar vida. Porque foi ela a sua matéria-prima. E a riqueza do desenlace pesou, sempre, mais que a sua filiação.
Dois mestres da guitarra. Não da tendência "vejam do que sou capaz" mas da difícil arte de partilhar pelos demais o prazer de tocar. Um, como uma plêiade de talentos do cinema ao futebol, não gostou dos novos ares da Hungria (1956) e instalou-se na Califórnia. O outro, com seu irmão Cecil, e sob o nome de The Valentinos, tinha escrito e gravado o primeiro êxito dos Rolling Stones, "It's All Over Now". O primeiro insinuou-se nos meandros do jazz e havia de deixar fortes marcas no cruzamento deste com o emergente psicadelismo. O segundo apenas quis saber do cruzamento de voz, alma e guitarra, sempre segundo as suas próprias regras, e em tempo de 'linhas de montagem'. Um dia, tomando consciência de que o idioma de cada um à guitarra apenas diferia no sotaque, entraram em diálogo. De vez em quando, a memória desse dia de 1971 volta a ganhar vida. Porque foi ela a sua matéria-prima. E a riqueza do desenlace pesou, sempre, mais que a sua filiação.
Etiquetas:
"Beezin'",
"High Contrast",
1971,
Bobby Womack,
Gabor Szabo,
guitarra,
Hungria,
jazz,
soul
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário