Lema

40 Anos a Desfazer Opinião

sexta-feira, 12 de junho de 2015

A Partida dos Blues 1

Tinha 85 anos de idade, mas a sua música parecia ter séculos. Vinha do mais fundo da América e sobrevoou, sempre, os cumes da modernidade. Partiu ontem e -apesar de cúmplices, discípulos, filho (tudo isto era numa só pessoa) e Jayne Cortez, ex-mulher e mãe de Denardo- ninguém sabe, ao certo, e de momento, se deixou herdeiros.
Logo no álbum de estreia, "Something Else!!!!", 1958, se interrogava: "When Will The Blues Leave?". A resposta -mais retórica que a pergunta, espera-se- veio ontem, quando o mágico de Forth Worth, Texas, escolheu New York, New York, na hora do adeus. Como quem sublinha (e remata) com magistral ironia geográfica o sentido estético de uma longa e fértil viagem que ainda terá sabido a pouco.
Porque ainda tinha muito para dar? Decerto que não, embora a 'loja' ainda não tivesse encerrado. E Ornette nunca se repetiu e inovou sempre, se bem que tivesse uns quantos 'portos seguros' aos quais gostava de voltar. Como quem passa por casa, para manter vivo no espírito o que de mais elementar aí lhe foi confiado: os pilares do pensamento singular, o apego à memória, as sementes do futuro e a coragem de -desafiando o mundo e seus códigos- mudar.

Sem comentários:

Enviar um comentário