Lema

40 Anos a Desfazer Opinião

segunda-feira, 18 de maio de 2015

We're On A Road To Somewhere

Notável. Quem porfia sempre alcança -dizia-se (antes do triunfo de 'maneiras' menos transparentes de alcançar o topo). Se o disco de estreia deste projecto de António Ramos, aliás Torré, vulgo Sax On The Road, já continha indícios de uma fluência narrativa e de uma desenvoltura instrumental pouco comuns, "Kif-Kif Van" é a versão optimizada de um modelo que, agora, nem de um bom argumento carece. Na verdade, se os maiores tubérculos vêm do Entroncamento, por que não havia de vir de Sacavém a melhor aproximação à ideia de 'máquina de fazer música'? Os espíritos de Ayler e Coltrane rondam este discurso emotivo e torrencial; e, no entanto, o que podia ser o 'massive attack' de uma variante contemporânea da pequena formação de jazz-soul apresenta, sempre, o direito do ouvinte à respiração como prioridade do seu programa de acção. O resto são mergulhos na parcela do Globo perto de nós, de onde emana a música que a espécie humana produz na sua azáfama diária e com a qual Sax On The Road não hesita em enlear-se. Uma única dúvida: o fecho brusco da porta da 'casa de fados' de "Mouraria Music Club", logo no início, é um 'adeus, que me vou embora' ou o produto da natureza decidida de quem 'vai ali e já vem'?
Não sendo o clip que se segue oriundo do disco de que se fala, recomenda-se uma passagem por www.zigurartists.com/.


5 comentários:

  1. É muito bom ler este tipo de crítica construtiva que me faz reflectir cada vez mais sobre a "road" a seguir..."vou ali e já venho".

    ResponderEliminar
  2. Eu percebi Ricardo, o disco termina com um cante alentejano estilizado que funciona como um regresso aqui ao "rectângulo" e acaba por funcionar como uma ponte para o próximo álbum que já anda ser germinado aqui na minha cabeça :) Gosto muito da sua análise ao disco, põe-me a pensar o que é muito bom, faz-nos crescer a vários níveis... Até já!!!

    ResponderEliminar
  3. Não tem que agradecer. Estamos cá para nos entreajudar. E desculpe: lapso meu, que não sei como mas não dei pelo 'património imaterial'... Assim, fica tudo mais claro no meu espírito. Embora o disco já fosse excelente, mesmo que eu não tivesse entendido uma única faixa!... :)

    ResponderEliminar
  4. Viva,

    Aqui fica mais uns link para o SAX ON THE ROAD e ZIGURARTISTS:

    https://zigurartists.bandcamp.com/album/kif-kif-van
    https://www.facebook.com/saxontheroad
    https://www.facebook.com/ZigurArtists

    até já...

    ResponderEliminar