Lema

40 Anos a Desfazer Opinião

terça-feira, 19 de maio de 2015

Espíritos A Sul

Duke Ellington andava em digressão pela Etiópia. Quando confrontado com a música de Mulatu e sua legião de seguidores, não hesitou na proclamação 'formal' da existência de uma forma local de jazz autónomo. Ou seja: uma singularidade estética governada pelas suas regras e dotada de uma dinâmica e de um vocabulário próprios. Porque de apartheid já tinha a sua dose, de quando, nos dias do Cotton Club, os músicos negros eram obrigados a entrar pelas traseiras, a Duke nunca lhe deu muito para ir pelo continente africano abaixo.
Menos sorte, por isso, tiveram os briosos combatentes da causa da liberdade, via música, da África do Sul. Dollar Brand partiu e -com nome ocidental e/ou muçulmano- foi grande dos dois lados do Atlântico. Hugh Mazekela, embora feito de outra 'massa' (mista), foi um gigante, de âmbito estético mais vasto, e ainda o é, como Lisboa irá comprovar em Junho.
E, depois, há o notável destacamento, também em fuga ao apartheid, que escolheu Londres como rumo. Chris McGregor (um branco) comandava a nata do jazz 'made in Soweto', também este 'feito à (sua) medida'. Começou por dar às costas do Mar do Norte como The Blue Notes; logo se deixou de 'pescar' o nome nas águas do jazz e mudou-se para 'os mares do espírito' -The Brotherhood Of Breath.
Johnny Dyani, Dudu Pukwana, Harry Miller, Mongezi Feza (presente como trompetista e compositor em "Ruth Is Stranger Than Richard", de Robert Wyatt) e Louis Moholo (baterista dos Rip Rig + Panic, em Vilar de Mouros 1982) tiveram -à excepção do último- 'arte longa e vida breve'. Mas que ficou para trás? O jazz fechou as portas lá no Sul, quando Dollar Brand, antes da partida, erguera, qual bandeira, um soberbo "Soweto Is Where It's At"? A resposta está aqui, tem distribuição nacional e amanhã haverá mais: "Spirit Of Malombo: Malombo Jazz Makers, Jabula And Jazz Afrika 1966-1984".

2 comentários:

  1. Tive a felicidade de assistir ao concerto de Abdullah Ibrahim no festival de Matosinhos nos anos 90 ;).

    Referir tb que quando Letta Mbulu abandonou o Soweto, o jazz das terras do Sul ficou mais pobre. Ganhou o Tio Sam !

    ResponderEliminar
  2. Inteiramente de acordo. "Naturally" é um 'must'. Para não falar na canção que a tornou notada a Ocidente: "What's Wrong With Groovin'".

    ResponderEliminar