Lema

40 Anos a Desfazer Opinião

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Diamantes 5

Edwyn Collins - Feeling Lucky
Diz-se que dirigiu os sobreexcelentes Orange Juice. E assim terá sido uma figura central dos anos 80. Há quem diga, mesmo, que, sem ele, Paul Haig e Roddy Frame, a Escócia não figuraria nos mapas do rock. Diz-se que começou a carreira a solo com uma obra-prima: "Hope And Despair". E um disco apenas óptimo -"Hellbent On Compromise"-, onde uma canção de Smokey Robinson -"My Girl Has Gone"- simbolizava o peso da soul na depuração da sua 'persona' musical. Dizem que, depois, perdeu um pouco o norte, apesar de ser de lá. E dizem que sobreviveu a dois aneurismas em 2005. Garante-se que não descansou enquanto não conseguíu transferir para o lado esquerdo do seu corpo tudo aquilo em que era exímio com o, desde então, paralizado. Era dextro. Isto é o que se diz por aí. Porque o que se ouve é um deus a cantar. Como a deusa perante quem se curva: Mavis Staples (70 anos de idade, celebrados, por iniciativa de Ashley Beedle e Darren Morris, no álbum "Mavis", 2010).
Nota: esta gravação não se encontra disponível no YouTube.
http://grooveshark.com/#!/s/Feeling+Lucky+Ft+Edwyn+Collins/2RdB9r?src=5

2 comentários:

  1. Caro Ricardo,
    Permita-me recordar um bom recurso, o Grooveshark, em alternativa ao youtube (v. abaixo), onde aliás ouvi esta música pela primeira vez (de muitas!).
    Um abraço,

    Link: http://grooveshark.com/#!/s/Feeling+Lucky+Ft+Edwyn+Collins/2RdB9r?src=5

    (é possível mesmo integrar a[s] música[s] [de lá] no Em Busca Do Acorde Perdido a partir do «share» -> embed disponível na página, algo a que já recorri quando não tinha vídeo no youtube disponível.)

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pela ideia, caro Raul. Neste caso, doeu-me, mesmo, não poder incluí-la. De qualquer modo, tinha em mente recomendar às pessoas que fizessem uma visita ao Spotify, mas até disso me esqueci. Em futuros casos, vou tentar pôr em prática o método que me sugere. Um abraço

    ResponderEliminar