Lema

40 Anos a Desfazer Opinião

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Uma Trufa Por Dia...

Small Is Beautiful (ou 'does size really matter?'). Expor mais ideias em 1 minuto e 45 segundos que o 'average' grupo sinfónico num álbum triplo não é impossível mas também nunca foi para qualquer um. De Tenório Jr., apetece dizer que até o seu nome era pequeno de mais para ficar na História. Mas são incontáveis as gravações com a fina flor do bossa-jazz em que o seu piano deixou marca indelével. Em 1964, com o grande Milton Banana na bateria, gravou a obra-prima "Embalo". Como 'state of the art' da sua linguagem, fragmentos dele alimentaram uma geração inteira que, nos anos 90, se deixou cativar pelo legado brasileiro. E a miniatura do disco, "Nebulosa", não por acaso, foi a música mais samplada do disco. Não sendo de prever uma reedição próxima, deve sublinhar-se que esta faixa é presença assídua em compilações.

2 comentários:

  1. Que maravilha. Espero uma reedição. A Soul Jazz podia tratar disso.
    Não tenho esta música em nenhuma das compilações que tenho cá em casa. A mais óbvia, parece-me, seria a “Bossa Jazz: The Birth of Hard Bossa, Samba Jazz and the Evolution of Brazilian Fusion 1962-73” mas a faixa escolhida foi Consolação.
    Manuel Carvalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Manuel: talvez empreendendo uma pesquisa, mediante o nome da música, chegue a algum lado. Se uma de âmbito geral nada produzir, talvez a inserção do nome no Discogs ou nos Amazon UK e FR acuse alguma coisa. Julgo tê-la visto numa recente e, embora não me recorde de qual foi, ia jurar que tinha sido, precisamente, na Soul Jazz. Outra editoras inglesas com grande investimento no Brasil, como a Mr. Bongo, podem ser uma boa pista. Boa sorte!

      Eliminar